segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Amizade

Sempre fui muito exigente, quem me conhece sabe bem! Então, no que diz respeito a amizades, bem…(escondam-se!) No que toca a sentimentos do coração, até a mim me faz frenesim.
Tive alturas, que sei e admito que era egoísta de coração, por querer tão bem aos meus Amigos…só os queria para mim. Sei que ninguém é de ninguém, mas que afinal somos do Mundo… Até sufocava, my good…

Para mim, um Amigo de verdade, é uma pessoa deveras importante na minha vida (no meu voo), ao qual classifico quase como irmão. E talvez, por isso mesmo, por não ter irmãos de sangue, que me afeiçoo muito a eles. A esta “ categoria” de amigos dou o nome de amigos de sangue!


Consigo fazer birras e tudo, mandar as coisas ao ar, quando um amigo me faz sangrar por dentro…(já sei…sou uma eterna parola!). Mas, sou assim, que querem? Por mais que diga a mim mesma: Ana, tens de mudar esse teu feitio de cáca, só sofres com isso! Não consigo…é demais para mim, para uma pessoa só…!

Porém, à medida que cresci, mudei!
Lembro-me de ser pequena (sempre fui alta e espadaúda, atenção, mas tinha aí 8 anos) e ter segredos de amigas que guardava religiosamente no meu diário, fechado a sete chaves e achar algo de extraordinário. Ser cúmplice, honesta, responsável por um grande segredo ( e ás vezes, era somente: “ sabes, Ana? Eu tenho um namorado!)
Reconheci e vou aprendendo a reconhecer o valor de cada pessoa que passa pela minha vida.

Coisa que acho engraçadas são mesmo estes valores.
Tenho alturas que existe um Alguém com a qual voaria numa viagem apenas de ida e o deixaria num sítio (minimamente agradável), mas que não o traria de volta, pois acharia que não faria a menor falta.
Talvez, fosse Alguém que eu apelidasse Amigo, mas que no fundo me deixou marcas difíceis e cruéis de esquecer. Coisitas menos boas, que certas pessoas até relatam de coisas de mulheres…
Mais tarde, a Vida encarregasse de trazer esse Alguém de volta e eu tenho de aceitar essa decisão voadora e admitir que todas a pessoas nos fazem falta de uma ou outra forma (nem que seja para nós fazer sangrar mais, mas é bom para termos sempre sangue fresquinho).
Também existe Aquele Alguém de quem jamais me quero distanciar neste voo e com o qual preciso manter sempre contacto, de forma a estar Feliz e de bem com a minha Vida!
E amigos de verdade, ficam para sempre no meu coração e acabam por ser como as pegadas na alma, que são indestrutíveis.

Existe uma frase célebre: “ Os amigos são como as estrelas, podem não se ver, mas estão sempre lá!”… Será mesmo???
Tenho experiências de vida, que concordo com esta citação. Tenho amigos que basta um Olá e mesmo que não nos vejamos à meses ou mesmo séculos (seria bom séculos!) estão presentes como se tivessem estado à um minuto atrás connosco.
Temos outras Almas, que coitadinhas, por mais que até se dedicam, não nos transmitem nada, são ocas, vazias, opacas… Até podem estar presentes, mas são mesmo invisíveis!

A amizade não se força... é certo! Já por si tem uma força que se intensifica a cada instante que voamos nela.

Sinto e sei que quando alguém entra no meu voo, tem sempre uma “Razão”… Aprendemos a voar juntos, porque ambos necessitamos um do outro.
Relacionamentos de uma “Vida Inteira” (até agora já são 34 aninhos) ensinam-me lições para a vida inteira: coisas que devo construir para ter um voo emocional sólido.Tenho como tarefa aceitar uma lição, amar uma pessoa e dar a minha aprendizagem de vida também aos outros (somente aos que acho que vale a pena, claro! Dar-me sem receber, também dói e eu não sou de pau).

A amizade para mim tem um valor enorme, e nada que eu possa dizer, pode ser tão especial ou mais significativo do que a pura amizade, simples e transparente.

Falta ainda que confessar que sou daquelas pessoas que manda imensos sms, mas não são enviados por enviar (e muitos deles custam dinheiro do bom) e espero que tenham algum sentido para quem os recebe...São bonitos, francos e fundos de verdade e espero que tenham um sentido de toque no coração para a outra pessoa amiga que os acolhe...

Uma coisa que tenho são amigos sem sexo (não sem órgãos genitais, claro!), mas quando tenho uma amigo não estou a pensar se acaba com A ou com O… é amigX e basta. Acho importante mencionar…


Obrigado por voarem comigo, nestas Asas da Vida, Meus Amigos!

Um beijinho bem apertadinho para uma pessoa muito especial e mística que me mandou para o Céu, quando tinha uma asa doente!

16 comentários:

David Minderico disse...

Fui o visitante 69 , Fantástico... Nem a propósito, o teu amigo 69.

Anónimo disse...

Porque há alturas na vida em que os amigos nos faltam e nos falham, damos valor aos que ficam
Porque muito embora tantas e tantas vezes somos tratadas com uma indiferença que doi, apreciamos o bem que nos fazem
Porque somos tão transparentes que até mete nervos, sofremos por não conseguirmos ser dissimuladas
Porque gosto do teu jeito
Porque gosto de ti...
Porque sim...
estou aqui, agora, a dar-te um xi muito apertado porque és uma querida!

Anónimo disse...

Como te compreendo!
Leio-te e revejo-me nas tuas palavras, no sentimento com que descreves e nos revelas o que te vai na alma.
Se conversassemos, tenho a certeza de que encontraríamos muitos pontos comuns.
Entretanto, vôo ao teu lado, embora longe.
Simples, bonito, elegante, com charme, discreto como fica bem, este teu espaço é a tua imagem.. Parabéns! Beijo amigo

Anónimo disse...

És linda por dentro e por fora!..As palavras brotam com uma fluidez incrivel!..gosto do que escreves e revejo-me nas tuas palavras!..continua o teu voo que eu continuo a voar contigo!..beijo grande AMIGA do coração!..

Anónimo disse...

Estou a gostar mto do que leio.. obrigada .. Amiga de Sempre mm k no pensamento so nos encontremos!!! beijocas gordas e Voadoras ;0)

Sandra Alves

Anónimo disse...

Olá,Ana!!
Só para te dizer que me fizes-te voar, voar até aos tempos de escola em que íamos a pé almoçar a tua casa porque...sei lá porquê...porque nos ríamos o caminho todo...porque nos apetecia...
saudades...muitas saudades
qto aos sms ás vezes á uma confusão ou outra mas pronto :) não pares de mandar, durante esses segundos de leitura fazes-me voar...
beijocas grandes e tudo de bom para ti

Cláudia Ribeiro (V. Serra)

Anónimo disse...

É um previlegio para mim receber as tuas mensagens, assim como é, ser considerada tua amiga...como ambas sabemos, as nossas vidas cruzaram-se numa coincidência que nos vai unir para sempre, mesmo que o nosso contacto seja pouco,sinto sempre um prazer enorme qd vejo que te lembras de mim... saber que estas aí...
E faz tão bem á alma ler as coisas fantasticas que escreves...

Bjocas gigantes pa ti linda!! e continua a partilhar esse teu dom...

Anónimo disse...

Este blog está a tua cara, acredita.
Só tenho pena que a nossa amizade não tenha seguido o seu caminho até chegar a um patamar maior!
Se calhar cada um tem mesmo o que merece, será?
Continua a voar, eu agradeço.

Anónimo disse...

A amizade, tal como o LOVE, tem de ser cultivada, por isso gosto muito de ti e tenho muito orgulho de ser tua amiga. Espero a tua visita.
Beijinhos e quero-te sempre ALEGRE e FELIZ.
Tua Amiga, Ana.

Anónimo disse...

"Compreender é esquecer de amar
Para compreender, destruí-me. Compreender é esquecer de amar. Nada conheço mais ao mesmo tempo falso e significativo que aquele dito de Leonardo da Vinci de que se não pode amar ou odiar uma coisa senão depois de compreendê-la.
A solidão desola-me; a companhia oprime-me. A presença de outra pessoa descaminha-me os pensamentos; sonho a sua presença com uma distracção especial, que toda a minha atenção analítica não consegue definir."

in O Livro do Desassossego, Bernardo Soares

Ana Correia disse...

Concordo quando dizes, Natália, que os amigos às vezes faltam, mas se forem mesmo amigos, acho que ficaram para sempre (sei lá…). Mesmo que se bata com a cabeça novamente, teremos sempre parte do coração aberto, por sermos assim, como tu dizes, TRANSPARENTES (põe demais nessa transparencia). Agradeço pela tua compreensão e desculpa lá qualquer coisita!
Claro, que só podias ser tu o meu visitante 69, o meu amigo querido e místico que me dá na cabeça (este é daqueles que quanto mais me "bate", mais ele tem a sorte de eu gostar dele)
Melhor que ninguém, São, também me percebes, porque as palavras voam tão bem, dentro de mim, não sabes?
Sandra, nós encontramos sempre onde quisermos, tu sabes disso. Beijos suaves e voadores, até onde estiveres.
Belos tempos, Cláudia, os dias eram puros de amizade e os risos vinham mesmo do fundo e gritavam bem alto a nossa inocência e juventude. São daqueles voos que nos marcam para sempre. Beijos…OHH Vale da Serra (ainda te lembras da celebre canção?).
Privilégio foi ter nadado contigo (as borboletas também voam em sonhos). Tínhamos tanto em comum e acabamos por descobrir, tu de uma forma e eu de outra. Estou aqui, sim, sempre…Andrea.
Claro que está a minha cara! (está lá a foto e tudo). Obrigado. Os patamares chamam-se patamares por isso, por serem tipo de escadas que vamos subindo ou descendo, consoante a disposição. Todos merecemos ter patamares e é para eles que temos que viver. Agora cada coisa no lugar certo!
Tudo cresce, Ana, tudo. Nasce e evolui. Depois, cabe-nos a nós cultivar ou não. Vamos ser as duas felizes e alegres (afinal somos Anas ou não?)
Não conheço esse livro, pessoa anónima, se um dia o ler, opino. Tudo tem um contexto e preciso de ler esse contexto.

Anónimo disse...

Então, promete que lês o livro. Vais gostar, acredita.
Ás vezes, os anónimos tem de manter mesmo o anonimato.
Continua a voar!

Anónimo disse...

Parabéns pelo seu espaço. É bastante agradável. Os textos são dotados de todas as componentes de uma boa escrita.
Como cheguei aqui? "Reflexões e Excertos"
Que seria de nós sem a AMIZADE?
Quanto ela é importante...
Constroi-se paulatinamente e com alicerces bastante sólidos.
É evidente que a amizade já não é como no tempo dos castelos...
A amizade hoje é diferente como o Mundo em que se insere... já não haverá cavaleiros medievais nem donzelas sonhadoras...mas a magia existe na amizade que se constroi do nada e que na maioria das vezes perdura para além das fragilidades que a vida nos impõe.Por vezes sentimo-nos enganados, mas vale sempre a pena continuar acreditar nas pessoas.
Para CÍCERO o fundamento da amizade é a partilha e a reciprocidade.

Anónimo disse...

O teu conceito de Amizade sempre foi bem diferente do Meu, mas aceito e compreendo.
Sempre quises-te o Mundo, o teu Mundo!
Sempre quises-te a Vida, a tua Vida!
Sempre quises-te ser Feliz, a tua Felicidade!
Sempre quises-te Amar, o teu Amor!
Sempre quises-te Amizade, o teu conceito de Amizade ( dás demais e recebes pouco).
Não te magôes! Pondera, antes de te dares e tenta receber da mesma moeda :(
Beijos amigos
Carlos

Anónimo disse...

Bem amiga tás de Parabéns,adorei o teu blog, és o máximo obrigado por fazeres parte da minha vida.
Caminha firme, confiante e sem medos, vai ao encontro de tudo aquilo que procuras e que nós sabemos que alcançarás,o teu sorriso chegará ao fundo do teu coração, como o brotar de uma flor ou simplesmente como o voo da borboleta que és...
Um super beijo
Náná

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.